Crianças entre os 7 e os 13 anos foram as principais beneficiárias dos milhares de cheques dentista entregues em Portugal desde o início de 2014

Crianças entre os 7 e os 13 anos foram as principais beneficiárias dos milhares de cheques dentista entregues em Portugal desde o início de 2014

Desde o início do ano foram entregues mais de 173 mil cheques dentista, revela a Ordem dos Médicos Dentistas. a taxa de utilização média dos cheques ronda os 65 por cento, com uma variação entre os 24 por cento nos jovens com 15 anos e 85 por cento nos doentes com Sida/HIV. Os estudantes das escolas públicas com 7, 10 e 13 anos são os principais favorecidos do programa, e receberam mais de 120 mil cheques dentista. Os outros 53 mil foram cedidos a jovens com 15 anos, grávidas, idosos e portadores de Sida/HIV.
Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, considera que o apoio deveria chegar aos diabéticos porque estes são um grupo com riscos adicionais de problemas de saúde oral. Há uma relação enorme entre diabetes e saúde oral. a diabetes precisa de estar controlada para se ter uma boa saúde oral e vice-versa. É preciso um bom controlo da saúde oral, principalmente ao nível da gengiva e do osso, para que a diabetes não seja exacerbada, disse o profissional, em declarações à agência Lusa.
Desde o início do programa, em 2008, 1,9 milhões de cidadãos tiveram acesso aos cheques dentista e efetuaram-se cerca de 6,5 milhões de tratamentos dentários. O número de beneficiários tem vindo a aumentar anualmente. Em 2013, foram entregues 633 mil cheques, sendo 408 mil efetivamente utilizados. atualmente, 3305 médicos dentistas cooperam no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.