Especialista das Nações Unidas alerta para risco de fome na Somália e pede medidas imediatas para evitar «um desastre humanitário»
Especialista das Nações Unidas alerta para risco de fome na Somália e pede medidas imediatas para evitar «um desastre humanitário»Bahame Tom Nyanduga, especialista em Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), alertou para o risco de fome na Somália. O responsável pediu à comunidade internacional para tomar medidas imediatas para evitar um desastre humanitário naquele país africano. De acordo com o profissional, citado pela Rádio ONU, o problema da falta de comida está a piorar rapidamente.
Dados das Nações Unidas mostram que 203 mil crianças com menos de cinco anos de idade sofrem de desnutrição aguda, e 2,9 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária urgente. Segundo Bahame Tom Nyanduga, a Somália, que já tem 1,1 milhão de deslocados internos, está a aproximar-se cada vez mais de uma situação de insegurança alimentar e de desnutrição.
Tais problemas são causados pelo conflito contínuo no país, a falta de chuvas em regiões agrícolas, o aumento do preço da comida e o acesso limitado das agências humanitárias para entregar ajuda em algumas partes da Somália. a Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura (FaO) considera que a situação da segurança alimentar pode piorar nos próximos meses devido à quebra nas colheitas e na produção de animais. O especialista da ONU pede mais doações para evitar uma catástrofe humanitária.