Papa Francisco convidou jogadores de renome mundial para participarem em um jogo de futebol inter-religioso pela paz, que terá lugar no Estádio olímpico de Roma no próximo dia 1 de setembro. Uma união entre futebol, paz e beneficência
Papa Francisco convidou jogadores de renome mundial para participarem em um jogo de futebol inter-religioso pela paz, que terá lugar no Estádio olímpico de Roma no próximo dia 1 de setembro. Uma união entre futebol, paz e beneficência

a notícia avançada pela Rádio Vaticano no passado dia 9 dava conta que Ronaldinho Gaúcho, jogador brasileiro bem conhecido, era um dos jogadores a quem o Papa Francisco havia convidado para participar. a imprensa brasileira deu grande destaque ao assunto, assim como à reação do jogador através do Twitter: Estou muito honrado e feliz por ter sido convidado para uma partida tão importante a convite do Papa!, escreveu o atleta.

a ideia do evento surgiu em abril de 2013, quando o Papa Francisco recebeu no Vaticano as seleções da Itália e da argentina, envolvidas em um jogo de beneficência. O Pontífice conversou com Zanetti para organizar um jogo de futebol no qual participassem jogadores de várias religiões, com o intuito de estimular a fraternidade, o respeito e a paz.

a iniciativa envolve organizações que diariamente estão ligados aos setores mais pobres da sociedade na Europa, na américa do Sul e no mundo. Entre eles destaca-se a Scholas Occurrentes, que é um projeto educativo promovida pelo Papa, que utiliza a tecnologia, a arte e o desporto para promover a integração social e a cultura do encontro. a sede fica na academia das Ciências (Vaticano). Outra organização é a Fundação P. U. P. I Onlus, criada por Paula e Javier Zanetti (este ex-jogador da Internazionale), que há dez anos promove e sustenta programas de adoção à distância e assistência aos desfavorecidos.

Estou feliz em poder oferecer a minha contribuição na organização da partida. Durante um encontro com o Papa Francisco ele quis compartilhar a ideia de criar um momento de fraternidade e união entre as religiões. agora estamos a fazer esforço para que este evento seja uma noite de grande jogo e de recolha de fundos, mas sobretudo uma festa dos povos e uma oportunidade de reflexão comum, sem esquecer o objetivo imediato de financiar o projeto Uma alternativa de Vida’, disse Zanetti.

Outra instituição envolvida, s Fundação P. U. P. I Onlus, trabalha o projeto Uma alternativa de vida, voltado para crianças entre 3 e 13 anos que vivem em precárias condições socioeconómicas. a Fundação tem sede em Buenos aires, na argentina, e desde 2001 tem à disposição dos jovens uma rede de assistência e suporte. a Fundação uniu-se ao Projeto Scholas Occurrentes para dar apoio à iniciativa do Papa. a receita da partida será destinada a milhares de crianças de Buenos aires que poderão receber uma ajuda educativa concreta.

a partida inter-religiosa pela paz não é apenas um evento desportivo, é uma oportunidade única para que nos unamos ao convite do Papa no seu incansável trabalho pela paz. O mundo precisa do nosso esforço, afirmou Enrique Palmeyro, diretor do Projeto Scholas Occurrentes.

O evento, que terá lugar no dia 1 de setembro, é patrocinado pelo município de Roma, a CONI, a FIGC (Federação Italiana de Futebol) e a Liga Série a, e tem como objetivo promover os princípios de fraternidade e partilha por meio do potencial comunicativo do desporto e do futebol em particular. a religião – qualquer que seja – torna-se elemento de união e ocasião de enriquecimento no dia a dia, como na prática desportiva.

Para além de Zanetti também estarão presentes Lionel Messi, Buffon, Zenedine Zidane, Roberto Baggio, andrea Pirlo, Yuto Nagatomo, Ronaldinho e Samuel Eto’o entre outros jogadores que representarão as diversas religiões, reunidos pela primeira vez em Roma para celebrar o encontro entre a excelência desportiva e a fraternidade como sinal de paz no mundo. Os ingressos para o Jogo da Paz começaram a ser vendidos há duas semanas.

Um evento desta natureza é importante em vários aspetos, não só permite uma publicidade positiva do futebol e dos seus praticantes, como poderá ainda beneficiar o contato inter-religioso em prol da paz e ainda obter fundos para os mais carecidos.

É mais um exemplo do terra a terra, que Francisco nos oferece, a prática do evangelho tendo como fundamento o exemplo de Cristo, mas na pessoa dos mais necessitados. Um Papa atento aos outros, mas com o olhar no Salvador, a sua fonte da inspiração.