No mês de julho, mas também em agosto, o Papa Francisco reduziu as suas atividades públicas, não só para descansar, mas também para elaborar a sua nova encí­clica sobre o tema da ecologia
No mês de julho, mas também em agosto, o Papa Francisco reduziu as suas atividades públicas, não só para descansar, mas também para elaborar a sua nova encí­clica sobre o tema da ecologiaÉ já uma certeza a publicação desse documento, mas não há ainda uma data certa. O que é certo é que o Papa Francisco tenha recorrido a colaboradores especialistas na matéria para escrever este documento.
Segundo a Rádio Vaticana, alguns desses colaboradores são o bispo do Xingu, na amazónia, Erwin Krautler, e o teólogo Paulo Suess, ambos do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
além deles, o papa recebeu a contribuição dos filhos de São Francisco de assis. O Ministro-Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Michael Perry, entregou recentemente ao Papa o documento Franciscanos pela Ecologia, que poderá eventualmente inspirar algumas linhas da próxima encíclica.