Rita Vilaça, ex-aluna da Universidade do Minho, criou um site para pôr em contacto pessoas com a mesma doença, para que estas possam partilhar experiências e desabafos e se ajudem mutuamente
Rita Vilaça, ex-aluna da Universidade do Minho, criou um site para pôr em contacto pessoas com a mesma doença, para que estas possam partilhar experiências e desabafos e se ajudem mutuamenteadoeci – Partilhar é o Melhor Remédio. Este é o nome de uma nova plataforma online gratuita que quer pôr em contacto pessoas com a mesma doença. O objetivo é permitir que estas pessoas partilhem experiências e desabafos e se ajudem mutuamente. a plataforma foi criada por Rita Vilaça, ex-aluna da Universidade do Minho, informou aquela academia. atualmente, o website já conta com meio milhar de utilizadores de Portugal e do Brasil.
Por vezes, é mais fácil desabafar com alguém que esteja a passar por uma situação semelhante. Creio que em comunidade se ganham mais forças para lidar não apenas com a doença, mas também para obter um maior reconhecimento da mesma. Um profissional de saúde nem sempre entende o que o doente está a viver, explicou Rita Vilaça, promotora do projeto, em declarações à agência Lusa.
a plataforma digital funciona como uma espécie de fórum onde os interessados podem aderir aos grupos dedicados às várias patologias. além disso, os internautas podem interagir com outros doentes de forma pública ou através de mensagens privadas, registar consultas e exames médicos, medicação que estejam a tomar, estado de humor, peso, entre outros dados.
O site também pode ser utilizado por familiares que queiram conhecer mais sobre determinada patologia, perceber o que esperar da evolução desta ou interagir com utilizadores com o mesmo historial. aqueles que pretenderem partilhar informações úteis para investigação médica, como sintomatologia e reações a tratamentos, também o podem fazer nesta plataforma.