através da campanha «as palavras importam!» uma ONG quer acabar com o uso da palavra «ilegal» quando se fala de imigração
através da campanha «as palavras importam!» uma ONG quer acabar com o uso da palavra «ilegal» quando se fala de imigração a Plataforma para a Cooperação Internacional sobre Migrantes Não Documentados (PICUM) lançou uma campanha com o slogan Words Matter! ou, em português, as palavras importam! O objetivo é acabar com o uso da palavra ilegal quando se fala de imigração.
através desta campanha, a Organização Não Governamental (ONG), sediada em Bruxelas, na Bélgica, pretende substituir a expressão imigrantes ilegais por outros termos em todos os idiomas falados nos países-membros da União Europeia. Desta forma, em português, a expressão imigrantes ilegais deverá ser substituída por imigrantes não-documentados ou migrantes irregulares.
De acordo com a PICUM, a palavra ilegal tem um impacto negativo na vida dos migrantes. Segundo a Plataforma para a Cooperação Internacional sobre Migrantes Não Documentados, além de ser discriminatório, o vocábulo é também juridicamente incorreto, uma vez que uma pessoa não pode ser ilegal, mesmo que tenha cometido uma infração penal.
assim que a palavra ilegal’ se tornou um estigma na minha vida enquanto lidava com as pessoas, comecei a questionar-me se seria mesmo ilegal. Claro que não o sou nem nunca serei. Sou não-documentado, refere um imigrante filipino a trabalhar na Holanda, citado pelo portal Serviço Jesuíta aos Refugiados.