Com tantos focos de guerra por toda a parte, a guerra na Síria tem sido colocada em segundo plano. a Rádio Vaticana anunciou que o movimento católico Pax Christi International fez um apelo ao fim da venda de armas para a Síria
Com tantos focos de guerra por toda a parte, a guerra na Síria tem sido colocada em segundo plano. a Rádio Vaticana anunciou que o movimento católico Pax Christi International fez um apelo ao fim da venda de armas para a Síria a imposição de um embargo total e efetivo sobre as armas na Síria e a retomada da negociação política com todas as partes em conflito, sob a coordenação da ONU, são os únicos caminhos para por fim à guerra e aos sofrimentos do povo sírio, destaca o organismo.

Pax Christi International denuncia novamente a responsabilidade da comunidade internacional e alguns governos no conflito sírio. Não obstante o embargo imposto pela União Europeia, as armas não pararam de chegar à Síria e os vetos no Conselho de Segurança da ONU impediram até agora de encontrar uma solução política para o conflito, que desde 2011 causou mais de 160 mil mortos, 600 mil feridos, além da fuga da metade da população síria.
O organismo pede à comunidade internacional para intervir a fim de bloquear a venda de armas ao país e promover a retomada imediata das negociações entre todas as partes, com o envolvimento da sociedade civil.
Para o movimento católico Pax Christi a proteção dos civis sírios e a distribuição de ajuda humanitária são prioridades. Exorta, por isso, os países europeus a acolherem os refugiados sírios. a comunidade internacional, sobretudo os países ricos, têm o dever de custear a emergência humanitária criada por essa guerra, lê-se na nota que se conclui com um convite do Papa Francisco de ter a audácia de negociar a paz, há muito tempo esperada.