Dezenas de fotografias que retratam a resistência das comunidades indígenas no Brasil estão a percorrer o país, para chamar a atenção para a batalha pelo reconhecimento das terras
Dezenas de fotografias que retratam a resistência das comunidades indígenas no Brasil estão a percorrer o país, para chamar a atenção para a batalha pelo reconhecimento das terras a exposição Povos indígenas do Brasil 1980/2013 – Retrospetiva em imagens da luta dos povos indígenas no Brasil pelos seus direitos coletivos está a percorrer várias cidades brasileiras. Já passou por Brasília, São Paulo e Belém e agora está em Manaus. Constituída por 43 fotografias de momentos e personagens históricos, com mapas e textos explicativos, a mostra está instalada no Parque Ponta Negra até ao próximo dia 17 de agosto.

Patrocinada pelo governo municipal de Manaus, a exposição assinala o 30. º aniversário do apoio norueguês às populações indígenas no Brasil, os 25 anos da Constituição e os 20 anos do Instituto Sócio ambiental. Os direitos dos povos indígenas na Constituição são o ponto de partida para a reflexão visual sugerida pela mostra sobre a saída da invisibilidade dos povos indígenas nos últimos 33 anos.

Outros temas também são abordados na mostra como a batalha pelo reconhecimento das terras indígenas, a resistência à invasão dos mineiros em busca de pedras preciosas, o apoio de músicos famosos, a introdução e assimilação de tecnologias modernas, as ameaças às últimas populações isoladas e as recentes manifestações pelo respeito aos seus direitos, revela a Rádio Vaticano. atualmente existem no Brasil 896 mil indígenas, pertencentes a 240 povos indígenas que falam 154 línguas.