Os Médicos do Mundo estão a reforçar os cuidados médicos na Faixa de Gaza colocando as suas vidas em risco para continuar a trabalhar
Os Médicos do Mundo estão a reforçar os cuidados médicos na Faixa de Gaza colocando as suas vidas em risco para continuar a trabalhar a associação Médicos do Mundo (MdM), está a reforçar a sua assistência médica à população civil na Faixa de Gaza, através das suas delegações de França, Espanha e Suíça. Em comunicado, os médicos afirmam que as operações militares israelitas estão a provocar danos no sistema de saúde palestiniano e a restringir o acesso da ajuda humanitária.

De acordo com os profissionais de saúde, a situação sanitária agrava-se todos os dias. Os serviços de saúde têm sido bastante danificados pelos ataques aéreos e sofrido frequentes cortes de energia, adiantam. Segundo Hosam abu-Elwan, médico de emergência da MdM, alguns medicamentos essenciais estão a começar a faltar e ninguém sabe até quando o nosso stock vai durar.

Conforme o pedido do Ministério da Saúde Palestiniano, a MdM está a preparar o abastecimento das instalações de saúde com material médico. Contudo, a ajuda humanitária encontra-se limitada devido aos bombardeamentos contínuos. Os profissionais de saúde estão a colocar em risco as suas vidas para continuar a trabalhar, apesar das clínicas e ambulâncias serem alvo dos ataques aéreos, lê-se na mesma nota.