a diocese de Leiria-Fátima registou um aumento do número de seminaristas. O Pré-Seminário da diocese é frequentado por 25 alunos
a diocese de Leiria-Fátima registou um aumento do número de seminaristas. O Pré-Seminário da diocese é frequentado por 25 alunosO número de seminaristas está a aumentar na diocese de Leiria-Fátima. atualmente, cerca 25 alunos integram o pré-seminário e no novo ano letivo nove vão estudar no Patriarcado de Lisboa. O Seminário de Leiria tem duas formas de acompanhar os candidatos ao sacerdócio: uma no Pré-Seminário e outra, numa fase mais adiantada de estudos e discernimento vocacional, no Seminário Maior, explicam os serviços de comunicação diocesanos.

José augusto, sacerdote e reitor do Seminário Diocesano de Leiria, explica que acompanha os seminaristas num diálogo de abertura com o candidato, para trabalhar o seu caminho espiritual e ajuda a integrar todas as dimensões da sua vida na caminhada vocacional.

a proposta aos jovens é feita em encontros paroquiais, dinamizados pelo Seminário Diocesano de Leiria. Nessas visitas procuramos encontrar-nos também com os catequistas, os pais e o pároco, três agentes que têm um papel muito importante no momento de um adolescente se inscrever no pré-seminário, refere José augusto.

Segundo o reitor do seminário de Leiria foi criada uma equipa para trabalhar na promoção da vocação sacerdotal com a ideia que a responsabilidade pelas vocações sacerdotais deve ser uma preocupação de toda a comunidade diocesana. Para o padre José augusto, a equipa formada por um casal, uma religiosa, dois jovens, um adulto e três padres permite uma complementaridade, que se espera muito frutuosa no trabalho de sensibilização nas paróquias e no acompanhamento dos pré-seminaristas.