a Igreja Católica local deve aproveitar o período de férias para apostar na «hospitalidade», cuidando do «acolhimento», defende o bispo de Beja
a Igreja Católica local deve aproveitar o período de férias para apostar na «hospitalidade», cuidando do «acolhimento», defende o bispo de Bejaas férias podem ser uma oportunidade de dinamização do interior do país e também da costa alentejana, considera antónio Vitalino, bispo de Beja. Na sua última nota pastoral, enviada à agência Ecclesia, o prelado recorda o regresso dos emigrantes e as festas populares que animam o território no mês de agosto, transformando-o num oásis temporário e fazendo esquecer o despovoamento existente atualmente.
antónio Vitalino acredita que o período de férias deve ser aproveitado pela Igreja Católica local para apostar na hospitalidade, cuidando do acolhimento daqueles que chegam, e ao mesmo tempo propor tempos de oração e cultura religiosa, em horários apropriados. além disso, o prelado destaca a responsabilidade do clero e dos agentes pastorais serem criativos na procura do crescimento humano e cristão das pessoas.
aludindo aos emigrantes, o bispo de Beja recorda a realização da Semana das Migrações, que a Igreja Católica vai celebrar entre 10 e 17 de agosto, como uma boa ocasião para as estruturas eclesiais que trabalham nesta área conhecerem as condições de vida cristã e os ambientes em que vivem as comunidades portuguesas nos respetivos países de acolhimento.