O Prémio Calouste Gulbenkian 2014 foi atribuído à Comunidade de Santo Egídio, um movimento católico dedicado ao serviço dos mais pobres, à paz e ao diálogo inter-religioso
O Prémio Calouste Gulbenkian 2014 foi atribuído à Comunidade de Santo Egídio, um movimento católico dedicado ao serviço dos mais pobres, à paz e ao diálogo inter-religioso a Comunidade de Santo Egídio venceu a terceira edição do Prémio Calouste Gulbenkian, no valor de 250 mil euros. O galardão será entregue na próxima segunda-feira, 21 de julho, às 18h00, na sede da fundação, em Lisboa, numa cerimónia que vai contar com a presença de artur Santos Silva, presidente da Gulbenkian, Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, e Marco Impagliazzo, presidente da organização vencedora.

De um conjunto de cerca de seis dezenas de nomeações recebidas, o júri, presidido por Jorge Sampaio, decidiu atribuir o Prémio Gulbenkian 2014 à Comunidade de Santo Egídio, informa a fundação, em comunicado. Criada em 1968 por andrea Riccardi, a Comunidade de Santo Egídio é um movimento católico que se tem distinguido pelo apoio aos menos favorecidos e pelos esforços para alcançar a paz no mundo, quer através da mediação em conflitos quer através do diálogo inter-religioso.

Localizada no bairro romano de Trastevere, a organização não governamental agrega atualmente cerca de 60 mil leigos em mais de 70 países do mundo, que se dedicam a promover o diálogo ecuménico e apoiar, a título voluntário, pessoas sem abrigo, idosos, presidiários (especialmente condenados à morte), deficientes, vítimas de guerras e imigrantes. O Prémio Calouste Gulbenkian tem como finalidade distinguir uma instituição ou pessoa, portuguesa ou estrangeira, que se tenha destacado na defesa dos valores essenciais da condição humana.