O número de desempregados no concelho de Fafe levou a autarquia a lançar um pacote de novas medidas sociais, onde se inclui o pagamento de rendas de casa a famílias carenciadas
O número de desempregados no concelho de Fafe levou a autarquia a lançar um pacote de novas medidas sociais, onde se inclui o pagamento de rendas de casa a famílias carenciadas a Câmara Municipal de Fafe vai pagar as rendas de casa às pessoas com maiores dificuldades económicas motivadas pela situação de desemprego. a medida faz parte de um pacote mais alargado, de quatro eixos, que pode chegar aos 200 mil euros de dotação, disse Raul Cunha, presidente da autarquia.

Dados oficiais indicam que em cinco anos o número de cidadãos sem trabalho subiu 19,3 por cento no concelho de Fafe, atingindo 3. 811 pessoas em janeiro de 2014.com este programa, a Câmara de Fafe quer garantir que os munícipes mais carenciados possam ver aliviadas as suas dificuldades, nomeadamente em termos de alimentação, casa, educação e saúde, explicou o autarca, em declarações à agência Lusa.

O apoio nas despesas de habitação destina-se a pessoas que se encontrem em situação de comprovada incapacidade económica para suportar a totalidade da renda ou empréstimo bancário, destacou Raul Cunha. O valor desta ajuda irá depender do rendimento do agregado familiar, do valor da renda da casa e da tipologia da habitação.

Este auxílio terá a duração de um ano, podendo ser renovado por igual período, sendo a duração máxima de 36 meses. O pacote de ajudas prevê ainda um Fundo Social de Emergência para agregados familiares com rendimentos abaixo do limiar da pobreza, que poderão receber apoios globais até ao valor correspondente a dois salários mínimos nacionais.