a Irmandade do Santuário de São Bento da Porta aberta vai realizar «uma jornada de oração pela proteção das florestas», nomeadamente do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde se insere
a Irmandade do Santuário de São Bento da Porta aberta vai realizar «uma jornada de oração pela proteção das florestas», nomeadamente do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde se insere a entrada numa época que é considerada crítica para os incêndios florestais, levou o Santuário de São Bento da Porta aberta, em Terras de Bouro (Braga), a organizar uma jornada de oração pela proteção das florestas, nomeadamente do Parque Nacional da Peneda-Gerês, espaço onde se insere o local de culto. a celebração vai realizar-se no próximo sábado, 12 de julho, às 10h30.

a iniciativa vai centrar-se na realização de uma missa solene que será presidida pelo presidente da Irmandade, cónego Fernando Monteiro, e que contará com a presença de todos os que se dedicam a atividades florestais, salienta a Irmandade, em comunicado. Trata-se de uma celebração em que São Bento da Porta aberta homenageia São João Gualberto, um beneditino que foi proclamado protetor das florestas.

Tendo em conta que o Santuário de São Bento da Porta aberta se situa numa das mais importantes manchas florestais de Portugal, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta jornada de oração pela proteção das florestas vai realizar-se porque existe a necessidade de valorizar espiritualmente este espaço natural. ao mesmo tempo, é um convite aos cidadãos para preservar a natureza, afirmam os responsáveis pela iniciativa.