as consequências do aumento da pobreza infantil estiveram em análise no Fórum de Desenvolvimento Institucional da Cáritas Europa. a iniciativa reuniu em Setúbal responsáveis de toda a rede europeia
as consequências do aumento da pobreza infantil estiveram em análise no Fórum de Desenvolvimento Institucional da Cáritas Europa. a iniciativa reuniu em Setúbal responsáveis de toda a rede europeiaO aumento da pobreza infantil e os seus efeitos foi um dos problemas em foco no Fórum de Desenvolvimento Institucional da Cáritas Europa, que reuniu em Setúbal 70 participantes de 30 países europeus, ao longo de três dias, tendo terminado na última quinta-feira, 3 de julho.
Preocupa-nos a ideia de nos começarmos a habituar a que haja cada vez mais pobreza, que comecemos a considerar natural que haja cada vez mais crianças que não estudam porque os pais não têm rendimento suficiente para adquirirem os livros de que necessitam, referiu Jorge Nuno Mayer, secretário-geral da Cáritas Europa.
Em declarações à agência Lusa, o responsável garantiu empenho total na sensibilização da União Europeia para a necessidade de impedir o aumento da pobreza causado pela crise económica, particularmente em países como Portugal, Espanha e Grécia.
Esta crise económica não é nenhum desastre natural, como um terramoto ou um tsunami’. É uma crise que foi provocada por decisões económicas e por decisões políticas. E as medidas de austeridade dos últimos anos também estão a ter uma relação direta com o aumento da pobreza, afirmou, apontando para a existência de alternativas à política europeia dos últimos anos.
Para o responsável da Cáritas Europeia, a Europa necessita de crescimento económico. Contudo, não deve ser um crescimento económico qualquer. Não nos serve um crescimento económico que não tenha como preocupação a melhoria das condições de vida das pessoas, porque é o futuro das pessoas que está em causa, destacou, recordando os riscos de um crescimento económico que beneficia apenas os mais ricos.