a Organização Mundial de Saúde destaca o sucesso europeu na luta contra a transmissão vertical da Sida. a Europa teve uma redução de dez por cento nos casos de infecção do HIV de mãe para filho
a Organização Mundial de Saúde destaca o sucesso europeu na luta contra a transmissão vertical da Sida. a Europa teve uma redução de dez por cento nos casos de infecção do HIV de mãe para filhoUm dos grandes sucessos da Europa na luta contra o HIV/Sida é a redução da transmissão do vírus da mãe para o filho, destaca a Organização Mundial de Saúde (OMS). Tal transmissão pode ocorrer quando uma mãe seropositiva passa o vírus à criança durante a gravidez, a hora do parto ou amamentação.
Sem qualquer tipo de intervenção, o índice deste tipo de transmissão, denominado de vertical, é de 15 a 45 por cento. No entanto, na Europa, representou apenas um por cento dos novos casos de Sida registados em 2012, indica a Rádio das Nações Unidas. a OMS destaca que desde então, a redução foi de dez por cento nos países do bloco.
Segundo a OMS, a Europa tem a maior cobertura global de terapia antirretroviral, a qual é disponibilizada a 95 por cento das grávidas. Foram realizados testes de HIV e aconselhamento a 70 por cento das mulheres grávidas. a agência das Nações Unidas apoia os países membros da Europa na eliminação da transmissão vertical, através da promoção do uso de medicamentos antirretrovirais.