Hélio Tavares e Bruno Silva, alunos da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa de Braga, venceram o «Prémio Integração», que tem o objetivo de «dar voz» aos estudantes lusófonos
Hélio Tavares e Bruno Silva, alunos da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa de Braga, venceram o «Prémio Integração», que tem o objetivo de «dar voz» aos estudantes lusófonos a Pastoral Universitária da arquidiocese de Braga concedeu o Prémio Integração, no valor de 500 euros, a dois alunos originários de países africanos lusófonos, pela vitória no concurso PaLOP Report 2014. Hélio Tavares e Bruno Silva, ambos estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa de Braga, obtiveram o primeiro lugar numa iniciativa que quer dar voz a estes jovens em diáspora e dar a conhecer o percurso académico que experimentam, tendo em conta a sua dimensão pessoal, social e cultural.
Cofinanciado pelo alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural, através do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, o galardão é uma forma de sensibilizar a comunidade académica para a sua corresponsabilidade na integração saudável e no sucesso académico dos alunos oriundos dos PaLOP. Os trabalhos apresentados a concurso constavam numa vídeo-reportagem sobre o tema Ser Universitário PaLOP em Portugal.
Hélio Tavares, jovem cabo-verdiano, considera que estas iniciativas são fundamentais para quem se encontra deslocado do seu país. Quando chegamos, não conhecemos praticamente ninguém e daí advêm algumas dificuldades. Neste sentido, todas as atividades que a Pastoral Universitária e a associação Fazer Mais têm vindo a desenvolver, quer ao longo do ano passado quer ao longo deste ano, têm sido muito importantes, disse, citado pelos serviços de comunicação arquidiocesanos.