Os Médicos Sem Fronteiras pedem respeito pelas estruturas de saúde no Iraque, depois de uma Clínica da organização na cidade iraquiana de Tikrit ter ser sido afetada pelos bombardeamentos
Os Médicos Sem Fronteiras pedem respeito pelas estruturas de saúde no Iraque, depois de uma Clínica da organização na cidade iraquiana de Tikrit ter ser sido afetada pelos bombardeamentosOs graves danos causados à clínica em Tikrit, depois dos bombardeamentos à cidade no final da última semana, impediram o fornecimento de cuidados médicos a aproximadamente 40 mil pessoas deslocadas pelos conflitos no Iraque. Tal situação leva a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) a pedir a todas as partes beligerantes [que] respeitem imediatamente instalações e pessoal médico e poupem a vida de civis.
ataques diretos ou indiretos contra equipas e estruturas de saúde prejudicam seriamente a oferta de ajuda médica essencial, refere Fabio Forgione, coordenador-geral dos MSF no Iraque. Esses ataques impedem-nos de ter acesso a pacientes e sujeitam as nossas equipas e pacientes a graves riscos, recorda o profissional, citado pelos serviços de comunicação da organização.
Com a recente onda de violência a ganhar força dia após dia, a situação humanitária no Iraque está extremamente preocupante, lê-se num comunicado da organização. De acordo com Fabio Forgione, milhares de pessoas fugiram das províncias de Mosul e anbar e agora enfrentam condições muito difíceis. Elas estão em escolas, mesquitas, construções inacabadas () e precisam urgentemente de água, abrigo, alimento e cuidados de saúde de emergência.

Segundo o coordenador-geral dos MSF no Iraque, oferecer assistência básica e cuidados médicos é muito desafiador num contexto onde as próprias atividades médicas estão sob ataque. apesar da insegurança, no passado domingo, equipas dos MSF distribuíram bens de primeira necessidade a 250 famílias. além disso, vários profissionais estão a trabalhar em clínicas móveis para levar cuidados médicos às pessoas deslocadas. Nos próximos dias, a organização vai intensificar os seus trabalhos no Iraque através das clínicas móveis.