África tem 57 milhões de rapazes e raparigas fora do ensino, alerta o estudo «Iniciativa Global das Crianças Fora da Escola», promovido pelas Nações Unidas
África tem 57 milhões de rapazes e raparigas fora do ensino, alerta o estudo «Iniciativa Global das Crianças Fora da Escola», promovido pelas Nações UnidasNo continente africano, cerca de 57 milhões de rapazes e raparigas estão fora do ensino. Os dados são do estudo Iniciativa Global das Crianças Fora da Escola, divulgado em Dakar (Senegal) e Nairobi (Quénia), e levado a cabo pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Segundo o estudo, a maioria das crianças que não frequenta a escola vive em países afetados por conflitos e metade vive na África Subsaariana. as raparigas que não frequentam as aulas são mais de 50 por cento. O relatório dá ainda conta que a maior parte destas crianças são provenientes de famílias pobres, de áreas rurais e originárias de grupos étnicos minoritários.
Por outro lado, existem várias crianças com deficiências ou que são obrigadas a trabalhar para ajudar os seus familiares. Relativamente aos países lusófonos do continente africano, o estudo indica que angola se destaca pelo avanço no acesso ao ensino, com mais de sete milhões de crianças e estudantes matriculados em comparação a 1,7 milhões registados em 2002.