a sede da ONU está acolher centenas de ativistas e governantes para identificar formas práticas de respeitar os direitos de todas as pessoas com algum tipo de deficiência
a sede da ONU está acolher centenas de ativistas e governantes para identificar formas práticas de respeitar os direitos de todas as pessoas com algum tipo de deficiência a sétima sessão da conferência dos países que fazem parte da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência está a decorrer em Nova Iorque, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), e termina esta quinta-feira, 12 de junho. O evento reúne centenas de ativistas e representantes de 147 países, que têm procurado identificar formas de garantir os direitos humanos das pessoas com deficiência. O acesso à saúde, à educação e emprego fazem parte da agenda de debates. O objetivo é identificar maneiras práticas de respeitar os direitos, necessidades e preocupações de todas as pessoas com algum tipo de deficiência, em especial os jovens. Para Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, é importante garantir que a nova agenda global de desenvolvimento, pós-2015, não deixe para trás as pessoas com deficiência.
Segundo a Rádio das Nações Unidas, o responsável destacou a necessidade de envolver essas pessoas diretamente na implementação das metas para o desenvolvimento sustentável, já que elas sofrem com barreiras físicas, sociais e económicas que impedem sua participação efetiva na sociedade. além disso, Ban Ki-moon recordou que falta acesso igualitário a recursos básicos, como educação, saúde e emprego, o que prejudica muitos jovens com deficiência de atingir todo o seu potencial.