O Presidente da República condecorou o missionário José Manuel Duarte, por ocasião do Dia de Portugal. O religioso «acompanha 180 detidos, cerca de 300 sem-abrigo e 3500 famílias deslocadas pelo conflito das FaRC em Medellí­n, a segunda cidade da Colômbia»
O Presidente da República condecorou o missionário José Manuel Duarte, por ocasião do Dia de Portugal. O religioso «acompanha 180 detidos, cerca de 300 sem-abrigo e 3500 famílias deslocadas pelo conflito das FaRC em Medellí­n, a segunda cidade da Colômbia»aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, condecorou José Manuel Duarte, missionário comboniano na Colômbia, com o grau de comendador da Ordem do Mérito, a qual se destina a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade.
O religioso é uma das 30 personalidades das comunidades portuguesas e cidadãos estrangeiros que são distinguidas este ano por Cavaco Silva, no âmbito do Dia de Portugal. as condecorações serão oportunamente entregues junto das embaixadas e consulados dos respetivos países, em cerimónias que podem decorrer a 10 de junho ou mais tarde.
as cerimónias nacionais para assinalar esta data realizam-se na Guarda, cidade onde Cavaco Silva irá condecorar várias personalidades, como o antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Braga da Cruz, distinguido com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
De acordo com a página oficial dos Combonianos em Portugal, José Manuel Duarte é a alma de um grupo de voluntários que acompanha 180 detidos, cerca de 300 sem-abrigo e 3500 famílias deslocadas pelo conflito dasForças armadas Revolucionárias da Colômbia (FaRC) em Medellín, a segunda cidade da Colômbia.