E num de repente, tudo mudou na vida deles: abriram as portas de par em par e saíram para as ruas
E num de repente, tudo mudou na vida deles: abriram as portas de par em par e saíram para as ruasO Espírito do Senhor encheu a terra inteira; e porque envolve todo o universo, Ele conhece todas as línguas, diz-nos o Cântico de Entrada (Sabedoria 1,7). E os actos dos apóstolos dizem-nos: No Senhor Deus vivemos, nos movemos e existimos (actos 17,28).
Quando contemplamos a vida das sociedades em que vivemos, vemos muuitas vezes a falta de união entre uns e outros, povo e partidos políticos. Desunião mesmo entre membros da mesma família. E até mesmo dentro de nós mesmos falta por vezes aquela unidade que só o Espírito do Senhor pode concretizar. Sem má vontade mesmo, sentimo-nos puxados para o bem dum lado e para o mal do outro: mora em nós a falta de realização e perguntamo-nos quando seremos capazes de superar estas divergências na nossa vida.
aconteceu o mesmo aos apóstolos depois da morte de Cristo, e mesmo depois da sua ascensão ao céu. Queriam pregar Jesus mas faltava-lhes a coragem, assaltava-os o medo do que poderia acontecer. Tiveram a sorte de estar com eles a Mãe de Jesus que os foi guiando na oração durante aquela novena de preparação para a vinda do Espírito Santo. E depois, ‘caiu’ o Espírito Santo sobre eles: E num de repente, tudo mudou na vida deles: abriram as portas de par em par, saíram para as ruas da cidade de Jerusalém e começaram a encher toda a gente de tudo o que eles de Jesus diziam.começaram, para citar a Palavra de Deus, a proclamar as maravilhas de Deus.
Perguntamo-nos nós por vezes: Mas como é que eu hei-de resolver este problema, esta crise, esta diferença de opinião entre mim e as pessoas da minha família, ou no emprego, ou na escola? Foi o mesmo que aconteceu à Virgem Maria: Veio o anjo e disse-lhe que ela ia tornar-se Mãe do Messias. Maria não percebia como isso podia acontecer. Perguntou ao anjo e ele respondeu: O Espírito Santo descerá sobre ti!. E ela não esteve com mais dúvidas, aceitou o que Deus lhe propunha.
Voltando a nós: No nosso batismo recebemos também nós o Espírito Santo de Deus, que nos é dado para nos sugerir como comportarmo-nos nas nossas dificuldades e para nos dar a força de tomarmos decisões sérias. O problema às vezes é que parece que não temos uns momentos para escutar esse Espírito Santo que fala em nós. Há tantos barulhos à nossa volta que não sabemos dar-lhe alguns instantes de calma de vez em quando. De Maria diz o evangelho: Maria conservava todas estas coisas meditando-as no seu coração. aí é que está o segredo: meditar, pensar a fundo no que nos quer dizer o Espírito Santo. arranjar todos os dias uns momentos de calma para o contatar. Então haveria mais união dentro de nós, união essa que produziria uma serenidade que muito nos ajudaria a curar os nossos descontrolos, a nossa falta de confiança. E, coisa curiosa, esta serenidade, teríamos o desejo de a partilhar com os outros, de estabelecer à nossa volta uma cadeia de gentes da esperança. É isso que nos disse Jesus, o Verdadeiro: Confiai em mim, eu estou sempre convosco. E assim seja, oxalá que assim nos comportemos nós.