a organização Helpo vai realizar a iniciativa «24 horas a nadar», para conseguir financiamento que permita criar uma ludoteca num bairro de Cascais
a organização Helpo vai realizar a iniciativa «24 horas a nadar», para conseguir financiamento que permita criar uma ludoteca num bairro de Cascais a iniciativa 24 horas a nadar por uma causa vai realizar-se nos próximos dias 9 e 10 de junho, nas piscinas do Jamor, em Oeiras, para recolher fundos e bens para a reconversão de um edifício degradado numa ludoteca, no bairro das Fontainhas, em Cascais. O novo espaço terá as valências de biblioteca, espaço multimédia e estudo acompanhado para crianças e jovens.

a ação será promovida pela Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude e a Federação Portuguesa de Natação (FPN). assim, das 21h00 do dia 9 (segunda-feira) até às 21h00 do dia 10, haverá sempre alguém a nadar (os horários podem ser escolhidos no momento da inscrição no site da FPN). Cada participante deverá doar cinco euros e oferecer um produto de uma lista disponibilizada pela Helpo.
Entre a lista de bens necessários para o projeto estão jogos didáticos, livros escolares e de leitura, material escolar de base (cadernos, borrachas, afias, lápis de carvão), material para trabalhos manuais (folhas, lápis e canetas de colorir) e resmas de papel, indica uma nota da Helpo, enviada à agência Lusa. a boa aceitação da iniciativa 24 horas a nadar contra a pobreza realizada em novembro de 2011, em Cascais, levou a organização a repetir a iniciativa num momento em que os apoios escasseiam mas a necessidade de intervenção aumenta.
a Helpo trabalha desde 2008 em Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças. Presente em 35 comunidades, a organização tem fomentado a construção de escolas, poços, bibliotecas, centros de nutrição e sistemas de aproveitamento das águas pluviais. além disso, ainda presta assistência ao nível da educação para a saúde, manutenção de higiene geral e higiene dentária e distribuição de alimentação, material escolar e desportivo.