através da campanha «Não olhes para trás», os missionários salesianos pretendem arrecadar fundos e sensibilizar a população para a realidade em que vivem os refugiados
através da campanha «Não olhes para trás», os missionários salesianos pretendem arrecadar fundos e sensibilizar a população para a realidade em que vivem os refugiadosOs missionários salesianos prestam auxílio a mais de 400 mil refugiados em todo o mundo. Para dar a conhecer a realidade em que vivem os deslocados e arrecadar fundos que permitam continuar este trabalho, os religiosos lançaram a campanha Não olhes para trás.
No Sudão do Sul, a missão salesiana atende mais de 500 mulheres e crianças refugiadas e na África Central milhares de pessoas vivem nas paróquias e centros educativos missionários. Já na Turquia e no Líbano, os missionários atendem famílias sírias, enquanto no Paquistão, mais de 2. 200 crianças afegãs vão à escola graças à iniciativa dos salesianos.
Por sua vez, na Índia, mais de 22 mil pessoas que moram em campos de refugiados perto de Nova Deli são atendidas para que possam ter acesso à educação e à saúde e apoio na procura de emprego. além disso, existem atividades para os menores, conforme explica George Menamparampil, salesiano da Índia.
Segundo ana Munoz, porta-voz das Missões Salesianas, há pessoas que nasceram e cresceram num campo de refugiados e que só conhecem esse espaço como sua casa. a vida passa lentamente nesses lugares. Não há muito a fazer e os refugiados não podem trabalhar ou estudar, explicam os missionários salesianos que trabalham no campo de refugiados de Kakuma, no Quénia.
Para nós, a educação das crianças e jovens refugiados é essencial. Não só para o conhecimento e preparação para o mercado de trabalho, mas também porque ajuda a estabelecer rotinas, dar a sensação de normalidade e manter viva a esperança, sublinha ana Munoz, citada pelo portal Zenit.