Os cidadãos dos Municípios de alfândega da Fé e Torre de Moncorvo vão receber o projeto Social Hub. O objetivo é alcançar «soluções inovadoras» para problemas da região, através da articulação das entidades que estão no terreno
Os cidadãos dos Municípios de alfândega da Fé e Torre de Moncorvo vão receber o projeto Social Hub. O objetivo é alcançar «soluções inovadoras» para problemas da região, através da articulação das entidades que estão no terrenoO projeto Social Hub está a ser implementado em Trás-os-Montes, nos municípios de alfândega da Fé e Torre de Moncorvo. Numa região que se defronta com problemáticas como a desertificação, baixa taxa de natalidade, envelhecimento populacional e falta de recursos no acesso a serviços de saúde, esta iniciativa pretende aplicar soluções inovadoras.
Promovido pela Fundação EDP, o projeto visa implementar uma metodologia de trabalho eficaz no combate aos fenómenos de exclusão social, através da articulação das entidades que estão no terreno. Numa lógica de impacto coletivo, o Social Hub promove a partilha de conhecimentos, competência de recursos de forma a potenciar o efeito conjunto das várias iniciativas implementadas, procurando e promovendo mais e melhores respostas às necessidades sociais das comunidades, explicam os responsáveis pelo projeto, em comunicado.
O Social Hub teve o seu projeto piloto nos bairros de São Brás, na amadora, e de Paranhos, no Porto, entre 2010 e 2013. Em São Brás e Paranhos, o projeto da Fundação EDP teve 7950 beneficiários diretos, em projetos de inclusão pela educação e pela saúde e de estímulo ao empreendedorismo.