ao longo de um dia, a cidade de Braga vai acolher o seminário «Novos desafios do tráfico humano», oraganizado pela associação Oikos. a iniciativa é de participação gratuita
ao longo de um dia, a cidade de Braga vai acolher o seminário «Novos desafios do tráfico humano», oraganizado pela associação Oikos. a iniciativa é de participação gratuita a associação Oikos – Cooperação e Desenvolvimento vai realizar um seminário com o tema Novos desafios do tráfico humano: exploração na mendicidade e coação para a prática de delitos – reconhecer e intervir. a iniciativa é de participação gratuita e irá decorrer no Museu Dom Diogo de Sousa, em Braga, na próxima quinta-feira, 5 de junho, a partir das 09h30.

Em comunicado, os responsáveis pela Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) explicam que o encontro pretende ser uma oportunidade de partilha de experiências e boas práticas de reconhecimento, identificação, denúncia e encaminhamento de potenciais situações de tráfico para mendicidade ou exploração de atividades criminosas, particularmente quando associadas à vitimização de crianças.

O seminário é dirigido a técnicos de organizações da sociedade civil e instituições públicas com valências de contacto, atendimento e encaminhamento da população, forças de segurança e membros de redes de apoio a vítimas de tráfico de seres humanos.

O evento irá realizar-se no âmbito do projeto Mãos (re)forçadas que a Oikos desenvolve em alguns concelhos do distrito de Braga, com o objetivo de sensibilizar, (in)formar e mobilizar a população em torno dos fenómenos do tráfico de pessoas e da exploração laboral. Os interessados em participar deverão proceder à sua inscrição até à próxima segunda-feira, dia 2.