a Igreja Católica e o Estado português uniram-se para publicar roteiros turí­sticos e um guia de boas práticas. as novas publicações vão ser apresentadas no Porto, em Mafra e em Coimbra
a Igreja Católica e o Estado português uniram-se para publicar roteiros turí­sticos e um guia de boas práticas. as novas publicações vão ser apresentadas no Porto, em Mafra e em CoimbraO Turismo de Portugal e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) vão lançar roteiros turísticos dedicados aos Caminhos Marianos, aos Caminhos de Santiago, e um Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso. as sessões de apresentação das novas publicações vão acontecer esta segunda-feira, 26 de maio, na Igreja dos Grilos, Porto, às 16h00, no dia 6 de junho, às 18h30, no Palácio Nacional de Mafra, e no dia 23 de junho, às 17h00, na Sé Velha de Coimbra.
Os dois roteiros abordam temas de expressiva representação, associados a uma motivação religiosa e cultural, de forte potencial turístico, e disponibilizam conteúdos de cerca de 150 recursos com elevada relevância devocional, cultural e artística, estimulando a sua fruição e descoberta em itinerários de experiências contextualizadas, lê-se numa nota do SNBCI, enviada à agência Ecclesia.
Por sua vez, o guia de boas práticas, destinado a profissionais do turismo e gestores do património religioso, promove a interpretação destes recursos patrimoniais singulares, ajudando a compreender o significado de cada elemento e ritual, de modo a enriquecer a experiência espiritual e cultural do visitante.
De acordo João Cotrim Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, o património religioso faz parte integrante da cultura e desempenha um papel determinante na diferenciação do Destino Portugal, pelo que a sua valorização é essencial ao desenvolvimento da atividade turística. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, considera que a extensão e a qualidade do património religioso herdado desafia cada um a usá-lo bem e cuidá-lo melhor.