Três estudantes de Medicina da Universidade do Minho vão fazer voluntariado para São Tomé e Prí­ncipe. Os alunos irão estar envolvidos na «prestação de cuidados de saúde»
Três estudantes de Medicina da Universidade do Minho vão fazer voluntariado para São Tomé e Prí­ncipe. Os alunos irão estar envolvidos na «prestação de cuidados de saúde»Carina Ramos, ana Raquel Santos e Vítor Pedrosa, estudantes do 4. º ano de Medicina da Universidade do Minho, vão fazer voluntariado para a pequena cidade das Neves, a norte da ilha de São Tomé e Príncipe, ao longo de um mês. Os alunos partem para terras africanas no próximo dia 21 de junho, no âmbito do projeto Chimya, palavra que, em crioulo são-tomense, significa semear, plantar.
Os estudantes optaram por aquele país africano para fazer voluntariado por se tratar de uma nação muito pobre e, normalmente, negligenciada pelas organizações não governamentais, explicou, Carina Ramos, de 23 anos, em declarações ao P3. a questão da língua também teve influência por permitir uma maior aproximação à população.
Em São Tomé e Príncipe, os três estudantes vão estar envolvidos na prestação de cuidados de saúde no centro de saúde da região, na requalificação do pessoal médico na sensibilização da população em áreas como a higiene oral e a saúde materno infantil e na distribuição dos bens já recolhidos.
Para que esta missão se tornasse possível, os jovens associaram-se a uma congregação de irmãs hospitaleiras, na qual vão ficar hospedados. Entretanto, já seguiu para o arquipélago um contentor com artigos doados, nomeadamente material médico. apesar disso, os responsáveis pelo projeto Chymia continuam a angariar peças de vestuário, livros, bens alimentares e medicação, até 19 de junho.