a proximidade das eleições europeias motivou os bispos europeus a apelar ao voto dos católicos. Os prelados aconselham os fiéis a votarem de forma «crí­tica» e «consciente»
a proximidade das eleições europeias motivou os bispos europeus a apelar ao voto dos católicos. Os prelados aconselham os fiéis a votarem de forma «crí­tica» e «consciente» Os bispos europeus esperam que no próximo domingo, 25 de maio, os católicos se desloquem às urnas e votem de forma crítica e consciente nas eleições para o Parlamento Europeu. Para Patrick Daly, sacerdote e secretário-geral da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE), as eleições acontecem numa altura decisiva para o projeto europeu.
O responsável entende que a crise que começou em 2008 foi muito dura e deu às pessoas a perceção de que a liderança europeia não conduziu este processo e não promoveu soluções. a disseminação generalizada desta noção, um pouco por toda a Europa, tem enfraquecido a convicção de que uma rede europeia seja o remédio e muitos dos Estados-membros estão a regressar a uma abordagem mais nacionalista, disse o porta-voz dos bispos europeus, em declarações à agência Ecclesia.
Contudo, Patrick Daly considera que o sonho de uma Europa unida continua de pé, até porque o nacionalismo é um desafio que vai sempre colocar-se na União Europeia, pelo facto de ser constituída por 28 Estados soberanos, com diversas tradições, leis e culinária, religião assim como tradições intelectuais. Sempre teremos este contraste entre unidade e diversidade. É isso que torna o desafio europeu particularmente espantoso, afirma.
a COMECE destaca que a grande contribuição que os católicos poderão dar, para o futuro da União Europeia, será regerem a escolha dos candidatos a partir dos valores que professam e defendem, como a solidariedade e subsidiariedade. No próximo domingo vão ser escolhidos os representantes de cada um dos 28 Estados-membros que vão compor o Parlamento Europeu, durante os próximos cinco anos.