as Universidades Seniores lançaram uma petição, na qual pedem que seja reconhecida a «existência das universidades e academias seniores»
as Universidades Seniores lançaram uma petição, na qual pedem que seja reconhecida a «existência das universidades e academias seniores» a Rede de Universidade Seniores (RUTIS) lançou uma petição pública para que o governo reconheça, oficialmente, o papel social das universidades da terceira idade, que mobilizam todos os dias milhares de estudantes. Na petição, os signatários pedem que seja reconhecida a existência das universidades e academias seniores (UTIs) e o seu sucesso como modelo de envelhecimento ativo e saudável, e renovado o protocolo com o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Dados da RUTIS indicam que estas universidades e academias mobilizam diariamente 36 500 alunos maiores de 50 anos, 220 instituições, 4 200 professores voluntários e dezenas de dirigentes. O criador da RUTIS, Luís Jacob, venceu a última edição do prémio Os Nossos Heróis, na categoria de Herói do ano, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a revista Visão e o Montepio.