Espaço intergeracional dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Borba apoia atualmente cerca de 700 pessoas na região do alentejo
Espaço intergeracional dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Borba apoia atualmente cerca de 700 pessoas na região do alentejo a Santa Casa da Misericórdia de Borba, que está a festejar 490 anos, tem uma aldeia Social na região alentejana, que permite apoiar cerca de 700 pessoas. O complexo tem um conjunto de valências e presta apoio a crianças, idosos e famílias. a Misericórdia de Borba, atualmente, em termos sociais, já dá resposta praticamente a tudo e nós orgulhamo-nos muito da nossa aldeia Social’ e queremos continuar a divulgá-la e a enriquece-la, disse Rui Bacalhau, vice-provedor da instituição.
Temos lares e uma creche e jardim-de-infância, uma oficina do idoso, onde as pessoas podem passar uma parte do seu tempo, vamos inaugurar um pavilhão multifunções e depois pretendemos avançar para uma unidade de cuidados continuados para pessoas com demência, explicou o responsável, em declarações à agência Lusa. Para Rui Bacalhau, o objetivo da instituição é o de criar condições para as pessoas de Borba ficarem no concelho, terem uma vida de qualidade e respostas sociais e na área da saúde também com qualidade.
além dos três lares de idosos, a instituição tem em funcionamento dois centros de dia, serviço de apoio domiciliário, centro de alojamento temporário, creche e jardim-de-infância, atividades de tempos livres para crianças, oficina do idoso, Universidade Sénior e centro comunitário. a instituição tem ainda em funcionamento uma cantina social, que presta apoio a cerca de 50 pessoas desfavorecidas do concelho e um sistema de teleassistência que ajuda mais de 30 pessoas.