O número de crianças trabalhadoras está a aumentar na República Dominicana. Os mais novos vivem sem acesso a cuidados de saúde e à educação
O número de crianças trabalhadoras está a aumentar na República Dominicana. Os mais novos vivem sem acesso a cuidados de saúde e à educaçãoContinua a aumentar o número de crianças que trabalham e que vivem sem acesso a cuidados de saúde e à educação na República Dominicana. Cerca de 12 por cento da população, com idades compreendidas entre os cinco e os 17 anos, está ocupada em diversos tipos de trabalho, comolavagem de vidros ou engraxamento de sapatos. Um estudo recente realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) indica que o fenómeno se deve à pobreza e à falta de instrução das famílias dominicanas.

Mais de 304 mil menores trabalhadores não vão às aulas, não têm acesso a cuidados de saúde e não têm tempo para brincar. De acordo com a agência Fides, o Ministério do Trabalho está a alertar a população, através de campanhas de sensibilização, para as mais graves formas de exploração infantil. O objetivo é erradicar o problema em breve. O Código do Trabalho do país proíbe o emprego de menores de 14 anos e a sua exploração como vendedores ambulantes sem prévia autorização do Departamento de Trabalho.