a Igreja distinguiu o percurso do jornalista Francisco Sarsfield Cabral com o prémio «írvore da Vida – Padre Manuel antunes». O galardão, no valor de 2. 500 euros, será atribuído em Fátima
a Igreja distinguiu o percurso do jornalista Francisco Sarsfield Cabral com o prémio «írvore da Vida – Padre Manuel antunes». O galardão, no valor de 2. 500 euros, será atribuído em FátimaO prémio Árvore da Vida – Padre Manuel antunes, criado pela Igreja Católica para distinguir um percurso ou obra que espelhem humanismo e experiência cristã, foi atribuído, na sua 10. a edição, ao jornalista Francisco Sarsfield Cabral, de 75 anos. O júri, que decidiu por unanimidade, acredita que as quatro décadas e meia que o jornalista tem dedicado à sua atividade profissional atestam-no como uma das vozes mais competentes da Comunicação Social Portuguesa, lê-se na ata de atribuição do prémio.

Segundo os jurados, o profissional nunca reflete o mundo a preto e branco, e o jornalismo que pratica não se deixa capturar pelo imediatismo das reações. Na imprensa escrita, na televisão e na rádio, Francisco Sarsfield Cabral é uma voz que se destaca pela sua independência e conhecimento das matérias, bem como por uma cordial sabedoria, elemento não menos importante nos tempos atuais, considera o júri, citado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Num momento em que a Comunicação Social passa por reconfigurações várias e se assiste à emergência de novos projetos, o júri do prémio Árvore da Vida – Padre Manuel antunes’ quer relevar, na pessoa de Francisco Sarsfield Cabral, a importância do jornalismo de referência para a construção da democracia e para a qualificação do nosso viver comum, explicam os jurados. O prémio, no valor de 2. 500 euros, é patrocinado pela Rádio Renascença, e será entregue no próximo dia 30 de maio, em Fátima, durante a 10. a Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, dedicada ao tema Portugal: a saúde da Democracia.