a imagem peregrina de Fátima já iniciou a sua peregrinação nacional pelos mosteiros de clausura portugueses. a iniciativa arrancou no Carmelo de São José, em Fátima
a imagem peregrina de Fátima já iniciou a sua peregrinação nacional pelos mosteiros de clausura portugueses. a iniciativa arrancou no Carmelo de São José, em Fátimaas religiosas do Carmelo de São José foram as primeiras a receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, no âmbito da peregrinação nacional pelos mosteiros de clausura portugueses, que teve início segunda-feira, 12 de maio. a escultura foi levada até às irmãs Carmelitas de Fátima por Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do local de culto da Cova da Iria, e por ângela Coelho, postuladora para a causa da canonização de Francisco e Jacinta Marto, que foram acompanhados por uma pequena comitiva do santuário.

a imagem foi acolhida em ambiente de júbilo e de oração, informam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. as religiosas agradeceram ao santuário a possibilidade de ter junto delas, nos dias da peregrinação aniversária da primeira aparição, a imagem da virgem peregrina, aquela que foi esculpida segundo indicações da Irmã Lúcia, também ela religiosa carmelita. Para Margarida Maria do Menino Jesus, madre superiora, a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima é verdadeiramente uma graça muito especial, uma vez que se trata de um gesto exterior que significa um acolhimento interior.

a peregrinação é uma iniciativa do santuário que percebeu que, das muitas ações que desenvolve, poucas são aquelas que, depois, atingem as comunidades contemplativas, que são precisamente as pessoas que não podem vir ao santuário, que não se podem deslocar dada a sua forma de vida, explicou Carlos Cabecinhas. acreditamos que o suporte de oração é fundamental para a nossa atividade e, por isso, lançámos às comunidades contemplativas este desafio de, por um lado, envolver estas comunidades na preparação e celebração do Centenário e, em simultâneo, pedir a sua oração.