a Rede Europeia anti-Pobreza Portugal vai realizar o seu encontro nacional de associados. a inciativa servirá para pedir um compromisso contra a «exclusão social e desigualdades»
a Rede Europeia anti-Pobreza Portugal vai realizar o seu encontro nacional de associados. a inciativa servirá para pedir um compromisso contra a «exclusão social e desigualdades»O Encontro Nacional de associados da Rede Europeia anti-Pobreza Portugal (EaPN) vai reunir 140 pessoas em Castelo Branco esta sexta-feira, 9 de maio, Dia da Europa, e sábado, 10. O objetivo é promover a reflexão estratégica sobre a intervenção da organização no combate à pobreza e pedir um compromisso contra a exclusão social e desigualdades. Num comunicado enviado à agência Ecclesia, a EaPN apela a todos os cidadãos europeus, sobretudo, aos candidatos às próximas eleições europeias a um compromisso com a defesa de uma Europa Social, livre de pobreza.
De acordo com Jardim Moreira, sacerdote e presidente da EaPN Portugal, as organizações que trabalham com e para as pessoas em situação de pobreza e exclusão social, bem como a sociedade civil em geral, têm sido remetidas para um papel secundário. É fundamental implementar uma participação significativa de todas as partes interessadas, defende.
Segundo Barbara Helfferich, diretora da EaPN Europa, a pobreza, exclusão social e desigualdades alcançaram níveis nunca antes vistos. as medidas de austeridade têm vindo a desmantelar os Estados sociais e a obrigar as pessoas a pagar esta crise. Estando a sociedade civil afastada dos processos de tomada de decisão, é compreensível a descrença das pessoas nas instituições europeias, considera a responsável.
a Rede Europeia anti-Pobreza Portugal deixa votos de que as próximas eleições europeias, agendadas para 25 de maio, possam marcar a diferença através de uma aposta clara numa Europa Social forte, onde os direitos dos cidadãos são protegidos e onde a luta contra a pobreza e a exclusão social se assume como uma prioridade na agenda política.