a Organização Mundial da Saúde pede a médicos, enfermeiros e restantes trabalhadores do setor, que mantenham as mãos limpas ao cuidar dos pacientes para evitar infeções hospitalares
a Organização Mundial da Saúde pede a médicos, enfermeiros e restantes trabalhadores do setor, que mantenham as mãos limpas ao cuidar dos pacientes para evitar infeções hospitalaresO Dia Mundial da Higiene das Mãos é assinalado esta segunda-feira, 5 de maio. a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproveita a data para pedir a médicos, enfermeiros e assistentes, que mantenham as mãos limpas ao cuidar dos pacientes, de forma a evitar infeções hospitalares.
Segundo a agência da ONU, as infeções em hospitais ou centros de saúde ocorrem quando as bactérias são transferidas das mãos do profissional para o paciente. Quando os pacientes não melhoram mesmo após o uso de antibióticos, existe maior risco de morte, alerta a agência, citada pela Rádio das Nações Unidas.
Por isso, é aconselhado a profissionais de saúde lavar as mãos antes e depois de tratar um paciente, após o contacto com fluidos e antes de inserir cateteres, por exemplo. Esfregar álcool nas mãos ou lavar bem as mãos com água e sabão continuam a ser, de acordo com a OMS, as formas mais eficientes de manter uma boa higiene.