Dezenas de voluntários recolheram cerca de quatro toneladas de lixo em vários pontos da ilha do Faial, nos açores. Os sacos plásticos foram dos resí­duos mais abundantes
Dezenas de voluntários recolheram cerca de quatro toneladas de lixo em vários pontos da ilha do Faial, nos açores. Os sacos plásticos foram dos resí­duos mais abundantesPlásticos, pneus, metais e monos domésticos. Estes foram alguns dos materiais recolhidos na orla costeira da ilha do Faial, nos açores, no âmbito de uma ação de limpeza levada a cabo por mais de 150 voluntários. a iniciativa decorreu no último domingo, 4 de maio, em dez locais diferentes da ilha do Faial e permitiu recolher cerca de quatro toneladas de lixo.

a ação de limpeza surgiu através das redes sociais, onde foi criado o grupo No more plastic bags for the azores e confirmou que os sacos plásticos continuam a ser dos resíduos mais frequentes. as pessoas não têm noção da quantidade de sacos plásticos que utilizam no dia-a-dia, alertou Carla Dâmaso, um dos membros da organização, que considera ser preciso educar os cidadãos para uma utilização alternativa ao plástico.

Em apenas duas horas recolhemos 178 sacos de lixo, a maioria do qual era plástico, sublinhou a responsável, citada pela Rádio Renascença. Destaca-se ainda a quantidade de pneus encontrados na costa, cerca de meia tonelada, e dos denominados monos domésticos, como máquinas de lavar roupa e fogões.

Carla Dâmaso mostrou-se satisfeita com os resultados da iniciativa, que promete repetir-se nos próximos anos. Contudo, a responsável entende que é necessário reforçar a limpeza em alguns locais específicos. além dos cidadãos que em nome individual participaram nesta campanha, várias instituições públicas da ilha associaram-se à iniciativa que foi considerada um sucesso pela organização.