a peregrinação de maio ao Santuário de Fátima levou a GNR a lançar a operação «Peregrinação Segura 2014». O objetivo é garantir a segurança dos peregrinos
a peregrinação de maio ao Santuário de Fátima levou a GNR a lançar a operação «Peregrinação Segura 2014». O objetivo é garantir a segurança dos peregrinos a operação Peregrinação Segura 2014, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR), a propósito da peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, arranca esta segunda-feira, 5 de maio, e prolonga-se até ao próximo dia 13. O objetivo da operação é garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações e celebrações religiosas na Cova da Iria.

De acordo com um comunicado da GNR, a operação pretende contribuir para a diminuição da sinistralidade envolvendo os peregrinos que, muitas vezes, efetuam o percurso em grupos numerosos, circulando em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, aumentando assim o risco de atropelamento.
Numa primeira fase o esforço de policiamento será orientado para as vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes ao santuário. Os militares integram as tarefas de aconselhamento aos peões, no âmbito da semana mundial da segurança rodoviária, procedendo à distribuição de material informativo cedido pelos promotores dessa iniciativa, indica a GNR. Numa segunda fase, a operação vai garantir a segurança das celebrações no Santuário de Fátima.