Pelo menos duas pessoas morreram e seis ficaram feridas depois de ter sido atacado comboio humanitário de 18 camiões que transportava 1300 muçulmanos para realojar em segurança no norte do país. apelo renovado para proteger deslocados
Pelo menos duas pessoas morreram e seis ficaram feridas depois de ter sido atacado comboio humanitário de 18 camiões que transportava 1300 muçulmanos para realojar em segurança no norte do país. apelo renovado para proteger deslocadosUm porta-voz da agência de refugiados das Nações Unidas confirmou esta terça-feira o ataque que fez, segundo as últimas informações disponíveis, dois mortos e seis feridos. O responsável renovou um pedido de proteção às pessoas deslocadas na República Centro-africana.

O comboio, que ia de Kabo para Moyen, no norte, foi atingido por uma granada, que se acredita ter sido lançada por milicianos anti-Balak’, afirmou o porta-voz do aCNUR, Fatoumata Lejeune, referindo-se ao ataque de segunda-feira que se acredita ter sido realizado por um grupo armado de maioria cristã.

Os anti-Balaka’, que se traduz como facão ou machete, lutam principalmente contra rebeldes muçulmanos do Séléka, que lideraram um golpe de Estado em 2012. Desde então, centenas de milhares de pessoas foram deslocadas e 2,2 milhões estão em necessidade desesperada de ajuda humanitária.

O aCNUR condena o ataque e apresenta as suas condolências às famílias das vítimas. E sublinha a necessidade de fornecer proteção física às comunidades deslocadas em situação de risco, sintetizou Lejeune.