a Organização das Nações Unidas vai enviar Navi Pillay, alta Comissária para os Direitos Humanos, para o Sudão do Sul. O objetivo da visita é avaliar a situação de violações e assassinatos em massa no país africano
a Organização das Nações Unidas vai enviar Navi Pillay, alta Comissária para os Direitos Humanos, para o Sudão do Sul. O objetivo da visita é avaliar a situação de violações e assassinatos em massa no país africanoNavi Pillay, alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, chega ao Sudão do Sul esta segunda-feira, 28 de abril, para apurar a situação de violações e assassinatos em massa no país africano. Entre segunda e terça-feira, a responsável vai reunir-se com Salva Kiir, presidente do Sudão do Sul, com vários representantes da Comissão Nacional de Direitos Humanos e outros governantes.
além disso, a responsável tentará ainda encontrar líderes da oposição no Sudão do Sul, informa a Rádio das Nações Unidas. Desde o passado mês de dezembro, o Sudão do Sul está a enfrentar uma onda de violência étnica, depois de uma disputa entre o presidente Salva Kiir e o ex-vice-presidente do país, Riek Machar. Entre os dias 14 e 16 de abril, 200 pessoas foram assassinadas e 400 ficaram feridas num ataque a uma mesquita de Bentiu. Um dia depois, a base de Proteção de Civis da Organização das Nações Unidas foi atacada em Bor, provocando a morte a pelo menos 58 pessoas.
a alta Comissária de Direitos Humanos da ONU será acompanhada na viagem oficial por adama Dieng, Conselheiro Especial sobre a Prevenção do Genocídio. Dependendo das condições de segurança, a responsável irá visitar os locais onde ocorreram as graves violações para avaliar a situação e conversar com as vítimas. a viagem está a ocorrer a pedido de Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.