Várias cidades portuguesas vão juntar-se à iniciativa «Um Dia Sem Sapatos». O objetivo é sensibilizar a população para o facto de milhões de pessoas em todo o mundo não terem sapatos e para as consequências do problema na saúde e na educação
Várias cidades portuguesas vão juntar-se à iniciativa «Um Dia Sem Sapatos». O objetivo é sensibilizar a população para o facto de milhões de pessoas em todo o mundo não terem sapatos e para as consequências do problema na saúde e na educaçãoas cidades de Matosinhos, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar envolvidas na iniciativa Um Dia Sem Sapatos na próxima terça-feira, 29 de abril. a ação pretende sensibilizar para o facto de milhões de pessoas em todo o mundo não terem sapatos. Entre os participantes vão estar, pelo 3. º ano consecutivo, os jovens do GaSNova – Grupo de ação Social, os quais vão chamar a atenção dos portugueses para esta realidade e para as consequências negativas na saúde e na educação de pessoas pelo mundo inteiro.

Os jovens vão levar a cabo a sua ação de sensibilização no Largo de Camões, em Lisboa, entre as 11h00 e as 18h00. O momento alto do dia terá início às 17h00, com a Marcha De Pés Descalços até ao Rossio. ao longo do dia, os transeuntes serão convidados a descalçarem-se e a caminharem sobre uma passadeira com diferentes tipos de solos, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

ao mesmo tempo, irá realizar-se uma campanha de angariação de sapatos que serão entregues a várias instituições de solidariedade social. a cada par será associado um número de registo, para que os doadores possam acompanhar o seu percurso, lê-se no mesmo documento. Em 2012 e 2013, o GaSNova conseguiu 231 pares de sapatos que foram distribuídos por várias associações. Este ano esperam conseguir aumentar esse número, e convencer ainda mais portugueses a descalçarem-se por esta causa.