«Vós, crianças recém-nascidas, pequeninos em Cristo, prole da Igreja, beleza do Pai, fecundidade da Mãe, rebento santo, multidão renovada, nossa alegria e coroa, vós que permaneceis firmes no Senhor»
«Vós, crianças recém-nascidas, pequeninos em Cristo, prole da Igreja, beleza do Pai, fecundidade da Mãe, rebento santo, multidão renovada, nossa alegria e coroa, vós que permaneceis firmes no Senhor»

Nos tempos antigos, quando a língua latina ainda florescia nas igrejas católicas, este domingo tinha vários nomes que explicavam o seu significado. Chamava-se também domingo in albis, abreviação de In albis deponendis, quer dizer, domingo em que os neo-batizados deixavam de usar as vestes brancas que vestiam durante toda a semana de Páscoa: estas vestes significavam a nova presença de Deus nos que tinham recebido o batismo. Chamava-se ainda domingo Quasimodo, palavra latina com que começava o cântico de entrada deste domingo, cujas três primeiras palavras eram: Quasimodo geniti infantes: em português, Como crianças recém-nascidas (no Batismo): Como crianças recém-nascidas, desejai (beber) o leite espiritual que vos fará crescer para a salvação. a expressão leite espiritual refere-se aos elementos fundamentais da Palavra de Deus – Palavra esta que estudada, praticada e vivida conduz à compreensão da revelação divina e portanto à maturidade da fé cristã. Na expressão leite espiritual está também incluído o Espirito Santo que é, por meio dos sacramentos, fonte de crescimento espiritual. O neo-batizado, criança espiritual, vai desenvolvendo na sua vida a filiação divina por meio do desbobinamento das virtudes cujo gérmen foi recebido de Deus no batismo. Na carta aos Efésios São Paulo menciona várias atitudes que o cristão vai aumentando na sua vida, ele e o Espírito que nele/nela habita: sentimentos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência, verdade, caridade. Todas estas virtudes precisam da fé que é acolhimento e vivência de Cristo na nossa vida. E acima de tudo uma confiança ilimitada em Deus e naquele Jesus que por nós morreu e que por nós voltou da morte, também para partilhar connosco a sua nova vida de Ressuscitado. a confiança em Cristo tem de dar cor a toda a nossa vida.como dizia um grande santo, São José Cafasso, tio do beato José allamano, fundador dos Missionários da Consolata: a falta de confiança em Deus é o pecado dos loucos. Para terminar, uma frase de Santo agostinho que nos enche de realização neste tempo de Páscoa-vida-nova, frase que ele dirigia aos adultos neo-batizados, mas que a todos nós serve de conduta: Vós, crianças recém-nascidas, pequeninos em Cristo, prole da Igreja, beleza do Pai, fecundidade da Mãe, rebento santo, multidão renovada, nossa alegria e coroa, vós que permaneceis firmes no Senhor. Foi da Virgem Maria, cordeirinha mansa de Nazaré, que Cristo recebeu o corpo que da morte surgiu para a vida nova e eterna, d’Ele e nossa. a ela também, o nosso obrigado e o nosso Parabéns, Mãe da vida!.