Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, vai participar na abertura da «Escola da Fé» do arciprestado de Cabeceiras de Basto. a escola conta já com 70 inscrições
Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, vai participar na abertura da «Escola da Fé» do arciprestado de Cabeceiras de Basto. a escola conta já com 70 inscrições a Escola da Fé do arciprestado de Cabeceiras de Basto, em Braga, abre esta sexta-feira, 25 de abril. a inauguração vai contar com a presença de Jorge Ortiga, arcebispo de Braga. Segundo os serviços de comunicação arquidiocesanos, as aulas serão ministradas por párocos e professores, e têm o objetivo de formar leigos para as celebrações litúrgicas.
as sessões vão realizar-se mensalmente, à sexta-feira, no Centro Pastoral de Refojos de Basto, e terão a duração de noventa minutos. Neste momento, a Escola da Fé conta já com a inscrição de 70 pessoas, a partir dos 16 anos de idade.
História da Igreja, Introdução ao Cristianismo, Sacramentologia, Introdução Geral ao Missal Romano, Liturgia Bíblica e Documentos do Magistério da Igreja serão as seis áreas de formação ministradas ao longo dos próximos três anos, a partir do lema Um desafio com futuro.
De acordocom Luís Baeta, sacerdote, as sessões vão permitir aos fiéis repensarem a sua fé e sobretudo o seu papel numa Igreja que se vai continuamente redefinindo em perspetivas de organização eclesiástica devido ao decréscimo do número de sacerdotes. Os leigos são, assim, chamados a uma formação mais completa no sentido de se prepararem para celebrações litúrgicas não só na presença mas também na ausência do sacerdote, explicou.