Este ano, as receitas de bilheteira da exposição World Press Photo vão reverter na totalidade para um projeto de cuidados pediátricos
Este ano, as receitas de bilheteira da exposição World Press Photo vão reverter na totalidade para um projeto de cuidados pediátricosO valor dos bilhetes de entrada na exposição World Press Photo, em Lisboa, vai reverter na íntegra para o projeto Unidades Móveis de apoio ao Domicílio (UMaD), desenvolvido pela Fundação do Gil com o apoio da Fundação EDP. as UMaD prestam apoio clínico e social a crianças com doenças graves ou crónicas, permitindo-lhes assim ter alta hospitalar e regressar a suas casas, explicam os responsáveis pelo projeto, em comunicado.
atualmente, as Unidades Móveis de apoio ao Domicílio trabalham em Lisboa com os hospitais de Santa Maria, Dona Estefânia e Fernando Fonseca, e com o Hospital de São João do Porto. Desde 2006, ano em que se iniciou este projeto, as UMaD já realizaram mais de 10 mil visitas a crianças.
Tal iniciativa arrancou após a constatação de que existem centenas de crianças doentes que permanecem internadas em hospitais devido ao perigo real de não lhes serem prestados os cuidados necessários em casa. Por isso, em colaboração com os hospitais, três carrinhas equipadas com consultórios de especialidade e pessoal médico, de enfermagem ou de apoio social, prestam tratamentos a crianças ao domicílio.
De 30 de abril a 24 de maio, as fotografias premiadas na edição de 2014 pela World Press Photo vão estar expostas no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Concorreram a esta iniciativa 5754 fotógrafos de 132 nacionalidades. a 26 de fevereiro de 2013 ofotógrafo norte-americano John Stanmeyer captou a fotografia vencedora, à qual deu o nome de Signal. a imagem retrata migrantes africanos na costa de Djibouti a tentar apanhar a rede de telemóvel da vizinha Somália, onde as chamadas são mais baratas.