Milhares de portugueses são esperados em Roma para as cerimónias de canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II. Uns vão realizar a viagem de avião e outros de autocarro, através de programas organizadas por paróquias ou grupos particulares
Milhares de portugueses são esperados em Roma para as cerimónias de canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II. Uns vão realizar a viagem de avião e outros de autocarro, através de programas organizadas por paróquias ou grupos particularesPelo menos 800 mil peregrinos, entre os quais se encontram alguns milhares de portugueses, são aguardados em Roma (Itália), no próximo fim de semana, para as cerimónias de canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II. Francisco Moura, diretor de turismo religioso de uma agência de viagens, revelou que vai levar às celebrações cerca de 300 pessoas, um número que ficou abaixo das suas expetativas.
Esperávamos mais de acordo com o que aconteceu há quatro anos com a beatificação de João Paulo II. Na altura houve maior procura e sobretudo um maior entusiasmo no sentido de [as pessoas tomarem] decisões mais rápidas, explicou o responsável. Naturalmente tem a ver com o problema económico, as pessoas gostariam de ir, mas há outros valores. a crise económica afetou a procura, adiantou, em declarações à agência Lusa.
a pastoral dos jovens da arquidiocese de Braga também organizou uma deslocação ao Vaticano, a qual contará com a participação de cerca de 350 pessoas. a viagem será realizada de autocarro e os lugares já estão esgotados, referiu alberto GonçAlves, coordenador da pastoral, acrescentando que o facto de serem canonizados dois Papas e um deles ser João Paulo II motivou muitos jovens a participar. além disso, o preço da viagem (170 euros) também atraiu muita gente, acredita alberto GonçAlves.
Os quatro voos diários que a Transportadora aérea Nacional (TaP) tem para Itália estão praticamente esgotados para o período entre a Páscoa e o início de maio. Contudo, fonte da empresa disse à agência Lusa que tal não é diretamente imputável à canonização porque tradicionalmente o turismo entre Portugal e a Itália é muito forte neste período.
Por sua vez, a Conferência Episcopal Portuguesa não tem estimativas sobre o número de portugueses que poderão participar nas cerimónias, mas adianta que muitos peregrinos de Portugal irão a Roma por esta ocasião em grupos particulares ou organizados por paróquias. Os Papas João XXIII e João Paulo II serão proclamados santos pelo Papa Francisco no domingo, 27. Para a cerimónia são esperadas 61 delegações oficiais e pelo menos 800 mil peregrinos, de acordo com os dados das autoridades de Roma.