Sandra Costa Saldanha, professora na Universidade de Coimbra, vai conduzir a palestra «O culto das imagens – conservação, restauro, e algumas perversões», no âmbito da inciativa jantares-conferência, promovida pelo Museu de arte Sacra e Etnologia
Sandra Costa Saldanha, professora na Universidade de Coimbra, vai conduzir a palestra «O culto das imagens – conservação, restauro, e algumas perversões», no âmbito da inciativa jantares-conferência, promovida pelo Museu de arte Sacra e EtnologiaO segundo jantar-conferência do Museu de arte Sacra e Etnologia (MaSE), dos Missionários da Consolata, em Fátima, vai realizar-se dia 29 de abril, a partir das 19h45, no Hotel Pax, com o tema O culto das imagens – conservação, restauro, e algumas perversões. a conferência será conduzida por Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.

Durante a palestra, a professora convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vai abordar as duas dimensões das intervenções realizadas em imagens religiosas: a sagrada, para veneração dos fiéis, e a material, para fruição estética. após a intervenção, deverá ser devolvida, aos fiéis, uma imagem íntegra.

Contudo, por vezes sucedem atentados à dimensão sagrada da imagem, devido a maus restauros, os quais não respeitaram a autenticidade da obra. Mais do que a sua descaracterização e perda do valor patrimonial, uma intervenção danosa perverte o mais profundo sentido da obra de arte religiosa: a sua identidade, comprometendo todo o propósito original para o qual foi concebida, assinalam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

Sandra Costa Saldanha é membro do Conselho Nacional de Cultura e representante da Conferência Episcopal Portuguesa no Grupo Técnico Coordenador do projeto Rota das Catedrais. Doutorada em História – variante História da arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Sandra Saldanha é investigadora integrada do Centro de Estudos em arqueologia, artes e Ciências do Património das Universidades de Coimbra e Porto. Os interessados em participar na iniciativa poderão proceder à inscrição até dia 27 de abril.