Durante quatro dias, 23 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 22 anos estão a participar na «Páscoa Jovem Missionária». a iniciativa está a encher os mais novos de felicidade e a mover comunidades em Tornada (Caldas da Rainha)
Durante quatro dias, 23 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 22 anos estão a participar na «Páscoa Jovem Missionária». a iniciativa está a encher os mais novos de felicidade e a mover comunidades em Tornada (Caldas da Rainha)Cinco animadores ligados ao Instituto Missionário da Consolata estão a conduzir mais uma edição da Páscoa Jovem Missionária, que está a realizar-se em Tornada (Caldas da Rainha). O objetivo da iniciativa é fazer com que os 23 participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 22 anos, vivam profundamente o sentido da Páscoa, explicou João Batista, responsável pela animação juvenil da Consolata em Portugal.
Iniciada na última quinta-feira, 17 de abril, a Páscoa Jovem Missionária está a decorrer até ao próximo domingo, dia 20, e conta com o envolvimento de toda a comunidade local. a via-sacra realizada na sexta-feira Santa, 18, foi um exemplo disso. a atividade que recorda os passos de Jesus Cristo a caminho da cruz moveu as comunidades de Chão da Parada, Reguengo da Parada, Campos e Tornada, ao longo de um percurso de sete quilómetros, sempre em contacto com a natureza.
Em cada terra, as próprias pessoas dinamizavam e preparavam a via-sacra. Todos tiveram responsabilidades. Esta iniciativa moveu comunidades, destacou o padre João Batista, em declarações à Fátima Missionária. Inserida do programa da Páscoa Jovem Missionária, a via-sacra é apenas uma das várias atividades dinamizadas. a esta juntam-se momentos de reflexão, partilha e oração entre os jovens, caminhadas e outras dinâmicas como o amigo secreto.

ao longo destes quatro dias, os participantes têm pouco ou nenhum contacto com objetos eletrónicos, de forma a dar supremacia às relações humanas. a experiência está a agradar a cada um dos jovens. Mariana Vivaldo, 22 anos, natural de Tornada, estuda Marketing no Instituto Politécnico de Leiria, é catequista e animadora de um grupo de jovens. Inscreveu-se na Páscoa Jovem Missionária e motivou os jovens com quem trabalha a fazer o mesmo, o que está a fazer com que se sinta responsável por eles.

Sinto que tenho alguma responsabilidade em relação a eles porque os motivei a participar, mas eles estão a gostar. Está a ser uma experiência muito intensa. Faz-nos bem. Estou orgulhosa desta atividade porque eles nunca tiveram privilégios de ter algo assim. a Páscoa Jovem Missionária’ adequa-se às suas idades. É uma atividade que também contribui para a independência deles porque estão todo o dia fora de casa, explicou a participante. Esta iniciativa enche-me o coração. Sinto-me uma cansada feliz, frisou a jovem de sorriso no rosto.

Para João Batista, é fundamental continuar a apostar neste tipo de projetos. O sacerdote considera que é necessário investir e trabalhar mais na animação missionária e pensar em formas de chegar aos jovens e de trabalhar com eles. Para que tal seja possível, o sacerdote afirma que é preciso entender quais são desejos e anseios dos mais novos. além disso, acrescentou, é ainda importante não ter medo de sonhar, de trabalhar e de estar com os jovens.