a basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, vai encerrar para obras depois da peregrinação de maio, mas as visitas aos túmulos dos pastorinhos vão manter-se quase sempre acessí­veis
a basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, vai encerrar para obras depois da peregrinação de maio, mas as visitas aos túmulos dos pastorinhos vão manter-se quase sempre acessí­veis a comemoração do Centenário das aparições, em 2017, vai levar o Santuário de Fátima a realizar uma profunda intervenção de limpeza e restauro no interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Os trabalhos terão início no próximo dia 14 de maio e deverão prolongar-se durante vários meses, em princípio até ao final do ano de 2015, lê-se num comunicado do Santuário de Fátima.

Durante esta fase, os responsáveis pelo local de culto mariano garantem que a visita aos túmulos dos pastorinhos se manterão acessíveis praticamente em todo o período das obras, com exceção de um ou outro momento em que as razões de segurança exijam a sua interdição. as celebrações que deviam ter lugar na basílica serão transferidas para outros locais, como a Capela da Morte de Jesus e a Basílica da Santíssima Trindade.

Os trabalhos a realizar vão ser, essencialmente, de carácter conservativo e de limpeza, mas também serão desenvolvidas outras importantes intervenções, como por exemplo ao nível da iluminação e do som. além disso, as obras compreendem também a melhoria das condições de segurança dos peregrinos, designadamente das acessibilidades.

Da mesma forma, será dada uma atenção muito especial a todo o património artístico. De acordo com a nota assinada por antónio Valinho, da reitoria do Santuário de Fátima, os espaços anexos, nomeadamente a sacristia e a capela de São José, serão também melhorados. Será ainda realizada uma intervenção que valorize mais a visita aos túmulos dos pastorinhos e a veneração das relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta Marto. Para que tal seja possível, o Santuário de Fátima vai criar um itinerário devocional que permita aos peregrinos a oração junto das relíquias dos videntes em condições de maior tranquilidade e recolhimento. a restauração do grande órgão de tubos da Basílica será outro dos trabalhos a efetuar. Pretende-se fazer a renovação do instrumento, aproveitando tanto quanto possível o existente, mas na consciência de que muita coisa terá de ser alterada, assinala antónio Valinho.