a renúncia quaresmal da diocese de Coimbra vai reverter para a iniciativa «Ergue-te», da Fundação Madre Sacramento das Irmãs adoradoras, que ajuda as prostitutas da cidade dos estudantes que queiram mudar de vida
a renúncia quaresmal da diocese de Coimbra vai reverter para a iniciativa «Ergue-te», da Fundação Madre Sacramento das Irmãs adoradoras, que ajuda as prostitutas da cidade dos estudantes que queiram mudar de vidaEste ano, a renúncia quaresmal proveniente dos fiéis da diocese de Coimbra será encaminhada para o projeto Ergue-te. a iniciativa, da Fundação Madre Sacramento das Irmãs adoradoras, foi criada para ajudar prostitutas que queiram mudar de vida. através deste projeto, as mulheres são acompanhadas a nível social, psicológico, jurídico e de saúde, de modo a favorecer a sua integração no meio laboral.

a prostituição é como que um culminar de uma trajetória de vida que é marcada pela exclusão e que tem outras problemáticas associadas, como o isolamento social [e] a pobreza, disse Martinha Silva, religiosa e coordenadora do projeto. além disso, segundo a responsável, a imigração e o facto de não ter um apoio familiar e social por perto são fatores que levam algumas mulheres a prostituirem-se.

O projeto conta atualmente com uma equipa de quatro técnicos e alguns voluntários, que percorrem os principais locais de prostituição de Coimbra. Em declarações à agência Ecclesia, Martinha Silva explicou como faz a abordagem ao público-alvo do projeto. Recebo a mulher que está do outro lado pelo seu nome, apresento-me como Martinha sem dizer que sou irmã e quando elas percebem que sou religiosa já se estabeleceu uma ligação importante e tenho percebido que sou bem recebida porque esperam de mim uma atitude de aceitação incondicional e de não julgamento, contou.

a iniciativa Ergue-te conta com um gabinete de atendimento localizado numa zona estratégica da cidade de Coimbra, a baixa e com uma unidade móvel que faz um trabalho de proximidade com os contextos de prostituição como bares, estradas, ruas da cidade, pensões e apartamentos onde haja a prática da prostituição, disse a religiosa.