a capital do Minho é um dos destinos turí­sticos mais procurados por portugueses e estrangeiros durante o período da Semana Santa. Os turistas são motivados, sobretudo, pelas procissões religiosas
a capital do Minho é um dos destinos turí­sticos mais procurados por portugueses e estrangeiros durante o período da Semana Santa. Os turistas são motivados, sobretudo, pelas procissões religiosasDurante a Semana Santa, a cidade de Braga é um dos destinos turísticos portugueses mais procurados. De acordo com Marco Sousa, responsável pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), os visitantes são movidos pelas solenidades da Semana Santa, que atraem quase 30 por cento do turismo anual da região.
Segundo Rodrigo Barros, presidente da associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (aPHORT), existem boas perspetivas para o setor hoteleiro ao longo dessa semana, com taxas de ocupação entre os 75 por cento e os 90 por cento. O último estudo do perfil do turista em Braga, realizado na Semana Santa de 2012, revela que 71,3 por cento dos turistas que visitaram Braga referiram as três procissões religiosas (Nossa Senhora da Burrinha, a Ecce Homo e o Enterro do Senhor) como o motivo da viagem.
O relatório do TPNP indica também que 51,6 por cento dos turistas em Braga, durante Semana Santa, são portugueses, mas dá conta da presença de visitantes de países como Israel, Moçambique, China ou Checoslováquia, embora o turista estrangeiro em Braga seja maioritariamente espanhol.